PROSSEGUIR
Nós armazenamos algumas informações sobre navegação através de cookies para saber o que agrada e prover uma melhor experiência no nosso site para quem mais importa: Você! Ao continuar a usar nossos serviços, Você concorda com a Política de Privacidade e Cookies.

FIQUE ATUALIZADO COM O NOSSO BLOG

Modelo de Estrutura de Franchising
< Voltar

Equipe engajada, como fazer?

A busca constante por resultados e produtividade, faz com que a empresas invistam cada vez mais em infraestrutura e treinamentos para os colaboradores.

Porém sabemos que é impossível atingir resultados ótimos só com esses investimentos.

Para isso, um fator essencial é o engajamento da equipe. Você entende por que ele é importante?

Sem um time realmente comprometido com os resultados da organização, a empresa fica estagnada e não consegue aumentar produção e nem as vendas conforme o mercado necessita. Com isso acaba buscando novas contratações desnecessárias e muitas vezes com perfis errados e assim aumentando os custos.

Qual é a importância do engajamento da equipe?

Você saberá que seu colaborador esta engajado, quando ele conseguir criar conexão e se identificar com os valores e objetivos da sua empresa.

Nesse momento ele cria uma ligação afetiva com a empresa, isso faz com que ele fará tudo com muita energia, entusiasmo e comprometimento, melhorando muito os resultados.

O profissional engajado é aquele que se sente realizado no exercício de suas atividades. Suas atribuições são compatíveis com sua visão de propósito pessoal e, por isso, garantem um significado especial à sua vida.

O resultado é produtividade acentuada devido ao empenho do profissional, que sente orgulho de trabalhar na empresa e encontra na organização uma visão alinhada aos seus princípios.
 
 O que o engajamento da equipe proporciona?

Além da produtividade, que já mencionada, uma equipe engajada:
 
Enfrenta os desafios propostos para alcançar as metas com motivação;
 
Transmite uma imagem positiva da empresa diante do mercado, já que os colaboradores são forte ferramenta de marketing da organização;
 
Revisa procedimentos e estabelece práticas que reduzem a ocorrência de erros, por ter compromisso com a qualidade;
 
Reduz a necessidade de novas contratações e, assim, os custos da empresa, pelos altos níveis de produtividade;
 
Mantém seus talentos na organização, já que, pela identificação e satisfação, eles sentem uma necessidade menor de buscar outras oportunidades de carreira. Portanto, diminui o turnover e seus custos.
 
Enfim, o engajamento é a ferramenta necessária para reduzir custos, aumentar a produtividade, garantir a satisfação dos colaboradores e atingir novos padrões de excelência.

Vamos aumentar o engajamento?

1. Comece pela contratação

A empresa tem papel fundamental para produzir engajamento, mas devemos estar atentos à personalidade da pessoa. Se ela já apresentar um perfil ”desengajado”, provavelmente você não conseguirá mudar.

Preste atenção nas falas de negatividade quanto ao futuro, dificuldade de conexão emocional com a instituição anterior, resistência a mudanças e novas atitudes estão entre as características dos naturalmente desengajados.

Embora uma boa parte desses profissionais seja suscetível a uma mudança de atitude, o engajamento será mais fácil se você optar pela contratação de candidatos apaixonados, que têm um brilho diferenciado no olhar e estão dispostos a vestir a camisa da empresa.
 
 
2. Crie uma cultura organizacional engajada

Será preciso uma liderança comprometida pra começar.

Os processos do dia a dia, como rituais de gestão, manejo das atribuições, políticas de RH, administração do tempo e do orçamento fortalecem ou enfraquecem uma cultura engajada.

Afinal, não adianta pregar a importância do engajamento para os funcionários se, na prática, os gestores contrariam esse princípio.

Para o engajamento da equipe é preciso antes de tudo que o líder esteja presente e coloque a mão na massa, ou seja, faça ou demonstre pessoalmente as tarefas.

3. Mostre o significado

Como dizem os especialistas, “significado é o novo dinheiro”. Por isso, eles precisam saber que seus esforços estão gerando mais do que lucro para a empresa e que eles resultam em uma contribuição social efetiva.

4. Valorize as pessoas

É importante que os colaboradores entendam o quanto eles são importantes para a organização. Isso inclui deixá-los cientes das características que levaram à sua contratação e como a empresa espera que elas sejam utilizadas para atingir resultados.

E não é só isso: a valorização envolve a autonomia para tomar decisões, a atribuição de tarefas que permitam a realização pessoal e a exploração do potencial individual, bem como oportunidades de enfrentar desafios e crescer na carreira.

5. Invista no clima organizacional

Coloquem em destaque os valores da empresa, para que seus colaboradores sempre vejam e que isso faça parte do cotidiano deles.

A empresa precisa ser um lugar onde os valores e a visão não sejam impostos, e sim vivenciados. Para isso, o colaborador precisa perceber que a preocupação da organização com as pessoas é genuína.

Outro ponto importante é o estabelecimento da confiança. Isso não significa que não haverá conflitos, mas que eles serão solucionados de forma ética, prezando pelos valores institucionais.

Percebeu como é importante ter uma equipe engajada para alcançar as metas?

O franqueado Athus, recebe total suporte e direcionamento para alcançar uma equipe totalmente engajada, quer conhecer?
   
QUERO ESTUDAR ON-LINE
QUERO SER UM FRANQUEADO
QUERO ESTUDAR EM UMA UNIDADE ATHUS
< Voltar
Ligue Grátis para nossa
Central de Franquias através do
número 0800 600 1011